sábado, 10 de março de 2012

Alyson Noël no site da folha.com

Série "Os Imortais" termina com lições sobre livre arbítrio


Alyson Noël era aeromoça antes de se tornar escritora. Esta mudança drástica aconteceu após ela ver, em um dia de folga, os ataques ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001.

Um pouco dessa experiência de vida pode ser vista em sua série, encerrada com o lançamento de "Infinito" na Bienal do Rio com a presença da escritora. O livro é o sexto volume que acompanha a saga de Ever e Damen.

Iniciada em "Para Sempre", a garota é a única sobrevivente de um acidente de carro que matou toda a sua família. Inclusive ela, mas, antes que sua alma partisse definitivamente, Damen a salvou com o elixir da vida eterna.


Reprodução
Série "Os Imortais" trata de temas espirituais e jornadas pessoais
Série "Os Imortais" trata de temas espirituais e jornadas pessoais

A partir de então inicia-se uma trama muito comum aos romances para adolescentes ou jovens adultos atuais. Um casal, aparentemente predestinado a ficar junto, tem que lutar contra problemas sobrenaturais para ter seu final feliz.

"Infinito" chega perto de subverter essa lógica narrativa. Depois de ter todos os inimigos, imortais como a protagonista e seu amado, vencidos, ainda assim não são capazes de ficarem juntos.

Se os dois se tocarem, morrerão. Isso por culpa de um envenenamento que faz com que a união do DNA dos dois faça com que eles se autodestruam. Damen quer partir em busca da fórmula para o antídoto, enquanto Ever quer investigar uma velha mulher que a ameaça.

Ao seguir por este caminho, a história finalmente passa a mensagem aparentemente retirada da experiência de vida da escritora. Tudo e todos estão cosmicamente conectados, e é impossível que qualquer atitude tomada não reflita de vida de outrem.

Em uma jornada de descoberta pessoal, Ever percebe que o maior inimigo de seu romance são os dois. Damen quebrou a ordem natural das coisas ao se tornar imortal e ao torná-la também. Eles estão destinados a ficar juntos, mas nunca além do tempo de vida de cada reencarnação.

Cada experiência de vida é enriquecedora e ajuda o indivíduo a crescer. Por terem superado a imortalidade da alma, o casal apaixonado não estava experimentando as lições que cada vida lhes mostrava.

Ao manterem-se perpetuamente no plano terreno, interferiam também na vida de outros, transtornando ainda mais a ordem natural. Ainda assim, no momento de decisão crucial de Ever ela aprende uma última lição, a de que pode-se mostrar a melhor opção mas nunca decidir pelo outro. A mesma que Alyson levou aos seus muitos fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário