Roman e os “imortais maus” da série, tem uma tatuagem comesse símbolo. Nos livros a Ever nos explica o significado da serpente que morde o próprio rabo, mas que tal nos aprofundarmos?
_____________________________________________________________________________
- O que é?
- É um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. É um símbolo para a eternidade. Está relacionado com a alquimia, que é por vezes representado como dois animais míticos, mordendo rabo um ao outro.. É possível que o símbolo matemático de infinito tenha tido sua origem a partir desta imagem.
______________________________________________________________________________
- E o que tem a ver com imortalidade?
- Simboliza o ciclo da evolução voltando-se sobre si mesmo. O símbolo contém as ideias de movimento, continuidade, auto fecundação e, em consequência, eterno retorno.
- Geralmente, nos livros antigos, o símbolo vem acompanhado da expressão “Hen to pan” (o um, o todo). Remete-se assim, mais uma vez, ao tema da ressurreição, que pode simbolizar o “novo” nascimento do iniciado.
_______________________________________________________________________________
- Mas onde o elixir entra nisso?
- É preciso também referir que este é um símbolo utilizado pelos alquimistas (o pai do Damen, que criou parte do elixir, era um). De uma forma simplista, podemos dizer que estes utilizavam-nos como sigilo para representar um processo em si concluído, que se repete continuamente, e que serve para o refinamento de substâncias pela alternância dos estados de aquecimento, evaporação, resfriamento e condensação.
- Em algumas obras antigas sobre alquimia, o uróboro é citado:
“alimenta este fogo com fogo, até que se extinga e obterás a
coisa mais estável que penetras todas as coisas, e um verme devorou o
outro, e emerge esta imagem (…) é um fogo que consome tudo, que abre e fecha todas as coisas”.
__________________________________________________________________________
- Ele simboliza algo ruim?
- Pelos conhecimentos que obtemos hoje, acredita-se que não. Por ser um símbolo pagão, a igreja católica tinha aversão a ele. Talvez daí, surja a crença de que não se trata de um simbolo “do bem”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário